sábado, 28 de novembro de 2009

Todos nós temos dentro da nossa experiência de fé uma série de fatores que influenciam nossa personalidade. Mas não só a fé. Também nossa formação familiar, escolar, etc... Já nos ensinava a literatura Modernista:"...nós somos produto do meio...". E é verdade. Toda a nossa história, até o passado, faz de nós o que somos: compassivo, agressivo, educado, etc... ou tudo junto.
Me inpressiona o mistério da encarnação. Deus sempre foi visto por um ângulo muito distante, lá no céu. Gigante, voz de trovão, guerreiro, punidor, causando mais medo que temor. Na encarnação Deus manifesta sua imensa sabedoria nos levando a compreender que nenhum comportamento ou como as pessoas nos enchergam, absolutisa quem verdadeiramente nós somos. Jesus é um verdadeiro exemplo de equilibrio de personalidade. Pois, ele sendo Deus não tem como nós não associarmos aquela imagem antiga de Deus com a nova. Porém seu comportamento nos demonstra que o novo sempre tem lugar.
Ele até se irritou no templo nos lembrando aquele Deus punidor. Mas isso não era o mais notável em Jesus e sim o Jesus "manso e humilde de coração".
Jesus cultivava sempre os momentos de amor, de cuidado, de escuta(dos discípulos e de Deus), com a sagrada escritura, de compaixão, etc...
Jesus(Deus) não ignorou nada em sua história mas a viveu com intensidade todos os campos de sua personalidade humana e divina nos levando a entender que também somos humanos e divinos.
É essa divindade em nós que precisa vigorar, resplandecer. Jesus deve ser o centro de nossa história. E isso não acontece quando dizemos que amamos e que buscamos a Deus, mas sim quando, na pratica, o buscamos na oração DIÁRIA, na reflexção DIÁRIA da bíblia, na vivência em comunidade que nos fortalece mutuamente.
Somos humanos e divinos porém investimos somente no humano com trabalho, escola, etc... e o divino, nada. A palavra que deve ser vigente em nossa vida é "Buscai primeiro o reiro de Deus e TUDO MAIS VOS SERÁ ACRESCENTADO..." Mateus 6,33
Deus te abençoe, Robson Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário